Designer, artista, escritora e criadora de ovelhas, India Flint nasceu em Melbourne e viveu em diversas localidades da Austrália, Áustria e Canadá.
Essa vida nômade enriqueceu suas experiências com tecido, arte e moda. Autora de ‘Eco Colour’ (Murdoch Books 2008) e ‘Second Skin’ (Murdoch Books 2011), India compartilha métodos sustentáveis para colorir papel e tecido.
Hoje reside na região rural no sul da Austrália e viaja pelo mundo ensinando a técnica que foi inspirada pela forma que sua avó da Letônia decorava os ovos de Páscoa.
“Quando eu era uma criança muito pequena, tive a grande sorte de ser cuidada da minha avó materna, enquanto minha mãe prosseguia com estudos de arte. Aos poucos percebi o quão influente foi sua orientação e que eventualmente se tornaria uma forma de sustento, usando as simples técnicas que ela me ensinou todos esses anos atrás.”
Trecho do livro “Eco Colour”.
A estamparia em Ecoprint permite grande economia de água, calor e tempo comparada com as técnicas tradicionais de tingimento natural, além de permitir que se aproveite as folhas secas que caem no chão e pequenas quantidades de plantas para criar peças únicas e estampas com ricos detalhes.
Atualmente a técnica de Ecoprint criada por India está espalhada por todo o planeta, com diferentes nuances e funções. Em cada país o Ecoprint se adapta de acordo com as espécies vegetais e elementos naturais do lugar.
No Brasil a impressão botânica ainda é pouco conhecida. Em minhas pesquisas, combinei esta forma de elaboração de estampas com diversos elementos da botânica do sul do Brasil, além de utilizar redes de pesca reutilizadas dentro do processo criativo.
Para saber mais sobre o trabalho da artista e da técnica limpa e ecológica de produzir moda acompanhe seu trabalho nas redes sociais:
Facebook: @leafpoet Instagram: @prophet_of_bloom
Website: www.indiaflint.com/
* Imagens reproduzidas do Facebook @leafpoet